sábado, 12 de julho de 2014

Tá ficando bonito o aterramento do rio Sergipe no bairro 13 de Julho. E o outro lado como está?

O homem branco é o único animal que não consegue viver em harmonia com a natureza.

No final do mês de outubro de 2013 comecei a escrever sobre as consequências causadas pela intervenção antrópica na ocupação dos bairros Coroa do Meio, Atalaia e 13 de Julho, mostrando a mudança da dinâmica das águas do rio Sergipe. Dinâmica essa que transportou as areias de uma margem para outra ou da margem para fundo do rio.

Sem arrodeio, pra quem não viu e tem interesse em ver é só clicar "Do outro lado da 13" , é um texto um pouco extenso e bastante ilustrado com fotos mostrando as mudanças causadas em Atalaia Nova na Barra dos Coqueiros. Fiz a publicação no dia 09 de novembro 2013, antes do início das obras.

Hoje, essa postagem será apenas para mostrar os resultados "consequências" da obra do aterramento das margens dos rios Sergipe e Poxim em Aracaju. 

Aterramento do bairro 13 de Julho, Aracaju-SE
Foto tirada no dia 24 de Janeiro de 2014


Aterramento do bairro 13 de Julho, Aracaju-SE
Foto tirada no dia 29 de Junho de 2014

Como podem ver na última  foto, a obra está em sua etapa final. Para os moradores do bairro 13 Julho, este espaço vai ficar lindo se seguir as ideias apresentada pela prefeitura de Aracaju.

 "O novo ponto turístico terá ciclovia, calçadão, pier, lago com túnel d´água e deque, equipamentos de ginástica específicos para idosos, pergolados, ponto de ônibus, redários, quiosques, paisagismo, iluminação, acessibilidade, estacionamento e sinalização. Além das amplas áreas de vivência (com mesas e bancos), de contemplação, de recreação infantil com castelo encantado e esportiva com calçadão. (28/09/2012) " E-aju


Em Atalaia Nova as coisas não estão tão lindas assim, pois a foz do riacho que irriga o manguezal está totalmente assoreada, impedindo a entrada e a saída de água, tal fato não é novo, já foi apresenta por mim em outro momento, naquela postagem já citada. Além do assoreamento, o riacho vem sofrendo uma degradação por despejo de esgoto doméstico e lixo, isso poderá causar sérios problemas de saúde, principalmente para as crianças de comunidades carentes de Atalaia Nova que vivem nas margens do mangue, brincando no rio de esgoto. Além do mais as águas da chuvas que caíram nos últimos dias e as que ainda vão cair nos próximos dias, simplesmente estão acumulando dentro do mangue. Ou seja só tem água doce dentro do manguezal, isso faz com que a Atalaia Nova fique infestada de mosquitos.

O mangue de Atalaia Nova deixou de cumprir seu papel fundamental, que é de nutrir o estuário do rio Sergipe, muitas especies deixaram de completar um ciclo de vida e outras especies ainda nem iniciaram, por conta desse bloquei, que infelizmente não é natural. Ele vem sendo causado por muitas intervenções humanas na manipulação do meio ambiente, afim de adequar a natureza a sua maneira.

Lembrando que esse problema não é novo para a prefeitura da cidade de Barra dos Coqueiros. Assoreamento 

Abaixo, fotos da situação atual do riacho em Atalaia Nova. 

Crianças brigando em riacho de água parada e contaminada , Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros-SE
Foto tirada no dia 26 de Junho de 2014

Foz do riacho assoreado em Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros-SE, do outro lado o bairro 13 de Julho em Aracaju-SE
Foto tirada no dia 26 de Junho de 2014




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário