sábado, 15 de março de 2014

Turismo da \ e As Catadoras de Mangaba da Barra

Turismo da \

Depois da ponte tem um cidade que se chama Barra dos Coqueiros. 

Ponte vista do Bairro Olimar, Barra dos Coqueiros
Foto tirada em abril de 2013

Quando digo depois da ponte, eu digo mais ou menos um quilômetro depois da ponte, antes desse quase um quilômetro, você, leitor do meu blog que não conhece a Barra dos Coqueiros, fica se perguntando onde está e que lugar esse? Pois nada informa que ali é a Barra. Mas, tudo isso é fato novo, antes a Barra não tinha nome em lugar nenhum, hoje, A Barra tem nome!


Nome da cidade no meio da rotatória de acesso o município
Foto tirada no dia 27 de fevereiro de 2014

A Barra dos Coqueiros já esteve no cenário nacional passando no quadro Tô de Folga do Jornal Hoje da rede globo. O quadro apresenta todas as sextas-feiras um lugar turístico do Brasil. Nessa ocasião a Barra dos Coqueiros foi chamada de Ilha de Santa Luzia (até porque é conhecida por esse nome), mas se os turistas fossem pesquisar sobre noticias de Barra dos Coqueiros, iriam encontrar um monte de coisas negativas. Ficou evidente que a matéria é um produto encomendado por um grande empreendimento residencial que se instalou no município.

A matéria passou na tv no 02/11/2012. Leia e veja o vídeo clicando ao lado: Ilha de Santa Luzia é refúgio para surfistas e pescadores em Sergipe

Apostando que o leitor do meu blog já leu a matéria acima sugerida, então vamos mostrar os atrativos turístico e contrapor o que foi apresentado no "Tô de Folga".

A Barra dos Coqueiros é um município com uma grande extensão de área litorânea, possuindo aproximadamente 30 km de costa. Tal fato faz com que o município queira  investir e desenvolver o Turismo de Sol e Praia.
“Turismo de Sol e Praia constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor”.(MTur) 
"De modo geral, o movimento turístico de Sol e Praia é muitas vezes sazonal e massivo, tanto no litoral como nas águas/corpos d´água interiores, o que explica as usuais deficiências de infraestrutura urbana e de serviços, contribuindo, em muitos casos, para a perda de qualidade ambiental e para o desgaste da imagem de destinos turísticos."(MTur)
O principal destino turístico de Barra dos Coqueiros nesse seguimento é a Praia da Costa, frequentada semanalmente por centenas de moradores do próprio município e também por moradores oriundos dos bairros situados nas zonas Norte e Centro de Aracaju, além dos moradores do município de Nossa Senhora do Socorro. Isso ocorre pela proximidade e pelo acesso através do transporte público interligado entre esses três municípios.

Para agradar esses turistas e atrair novos, a prefeitura de Barra dos Coqueiros acaba de adquirir o novo atrativo turístico, um CARANGUEJO COZIDO com mais de 2 metros, colocado na rotatória de acesso à Praia da Costa. A ideia é boa, o caranguejo é um fruto do mar bastante apreciado em todo estado de Sergipe, a Barra dos Coqueiros por sua vez contribui bastante por ser um dos grandes produtores de caranguejo em Sergipe.

Imagem da estátua de caranguejo, coqueiro e o simbolo do governo estadual no centro da rotatória de acesso a Praia da Costa
Foto tirada no dia 27 de fevereiro 2014

Segundo alguns puxa da prefeitura, esse caranguejo simboliza a conservação dos manguezais bem como um grande atrativo para ser consumido pelos turistas e banhistas na praia da costa. Palavras de um puxa.


Caranguejo cozido de Barra dos Coqueiros
Foto tirada no dia 27 de fevereiro


Caranguejo cozido de Barra dos Coqueiros sendo visitado por turistas durante o carnaval 
Foto Aline Medeiros  


Além da grande extensão de praias, a Barra é cercada por manguezais, os mangues são berçários dos caranguejos. O manguezal é uma Área de Preservação Permanente-APP, protegida por lei.
"Entre as espécies de fauna, dependentes dos manguezais para sua sobrevivência, existem aproximadamente 86 espécies de aves, 59 espécies de crustáceos, 33 espécies de moluscos e 185 espécies de peixes. 1) Peixes de água doce, que ocasionalmente entram em águas salobras; 2) Peixes tipicamente estuarinos, que passam toda a vida no estuário; 3) Peixes que usam o estuário como berçário e/ ou para desovar, mas vivem a maior parte do tempo no mar; 4) Espécies marinhas que visitam regularmente o estuário à procura de alimentos; 5) Espécies anádromas (vivem parte de sua vida em ambiente marinho, mas desovam em rios) ou catádromas (habitam a maior parte de sua vida em rios, mas desovam no mar); e 6) Algumas espécies de ocorrência acidental. (ALMEIDA & SUGUIO,2011)"

Os administradores e legislativo local são omissos com os descasos cometidos pela exploração da especulação imobiliária, que ocupam área de manguezal e de restinga, tudo feito de forma criminosa, o poder público municipal fecha os olhos para os grandes empresários. Porém, não só os grandes empresários são responsáveis por esse crime, mas também a população carente e menos esclarecida, vem ocupando muitas áreas de APPs, pra essas ocupações que deixam a cidade feia, a prefeitura quer tirá-las de sua vista, pois não pagam IPTU.

Outra omissão é com o empreendimento que está sendo feito pela prefeitura de Aracaju na Av. Beira Mar no Bairro 13 de Julho em Aracaju, esse empreendimento vem causando consequências preocupantes para o futuro do manguezal de Atalaia Nova. A Foz do riacho que alimenta o Manguezal está totalmente assoreada. Tema já discutido em outras postagens, vou colocar no final para vocês terem uma ideia das consequência da construção da obra do Bairro 13 de Julho.


Foz do riacho assoreada em Atalaia Nova
Foto tirada no dia 27 de fevereiro de 2014

O turismo de Sol e Praia não se restringe somente à Praia da Costa. Muitos turistas vão ao Bairro de Atalaia Nova durante o período do carnaval e festas de final de ano, além pequena extensão de praia da Atalaia Nova, lá você pode contemplar um belo pôr do sol ao fundo da capital sergipana.  Logo abaixo tem uma imagem da segunda-feira de carnaval, turista na praia da Atalaianha.


Praia de Atalaianha, Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros-SE
Foto tirada dia 03 de março de 2014

Sim, não vá pensando que quando chegar em Atalaia Nova vai ter uma pessoa com saxofone te esperado pra tocar pra você curtir um pôr do sol, aquilo na reportagem foi uma casualidade e outra coisa o passeio de charrete promovido na reportagem é perigoso, o trajeto percorrido não oferece nenhuma segurança, não há trafego de pessoas e nem de veículos naquela estrada, ela só server como estrada de escoamento de drogas e muitos foragidos da justiça a usam para se esconder e fugir. A ideia da charrete é boa, pena que o governo municipal não incentiva e nem promove essa prática, a estrada tem um ar agradável cercada por manguezais e por sitio de coqueiros (até agora).

Estrada de barro que liga a Barra dos Coqueiros ao Bairro de Atalaia Nova
Foto tirada em novembro de 2012

A praia do Jatobá que fica no povoado com o mesmo nome, também é outra praia bem visitada, sendo a maioria dos frequentadores dos municípios de Santo Amaro das Brotas e Maruim, nesse povoado também fica o Porto de Sergipe e o Parque Eólico, com 23 torres de 100 metros de altura cada uma, muitos turistas vão lá só pra conhecer de perto as grandes hélices geradoras de energia (que ninguém vê pra onde vai).


Duas torres do Parque Eólico com o Porto de Sergipe ao fundo da imagem 
Foto tirada em novembro de 2012

A praia da Capuã que passou na reportagem, essa fica entre a cidade de Barra dos Coqueiros e o povoado Jatobá, passando de veiculo você passa que não vê a entrada, a praia é inacessível para veículos, e não há lugar para estacionar nas proximidades da praia. Uma dica, só vá nela se conhecer alguém da localidade.

Caminho da praia de Capuã 
Foto tirada em março de 2013

Visto o turismo de Praia e Sol  vamos mudar de seguimento.

Outro seguimento turístico é o Turismo de Negócios e Eventos, explorado na Ilha de Santa Luzia pelo Prodigy Beach Resort & Conventions Aracaju, como podem ver no nome, ele não leva a Barra dos Coqueiros, apesar de estar situado lá, mas o endereço apresentado é igual aquele da matéria da globo.

"Turismo de Negócios & Eventos compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social”. (MTur)

Imagem área do Prodigy Beach Resort & Conventions Aracaju

Nesses eventos o turista entra e sai da cidade sem conhecer a cultura e os costumes da Barra dos Coqueiros, até querem mas a município não oferece nada (agora tem o CARANGUEJASO COZIDO pra tirar foto, somente isso), os turistas vão para a capital sergipana, conhecem a orla de Atalaia, orla pôr do sol no Mosqueiro e o centro comercial/histórico da capital e compram lembranças, pois nesses locais tem muitos atrativos como culinária e artesanato local. Na Barra a cultura só é apresentada durante amostras promovidas por empresas, governo do estado e também durante os festejos juninos e dia da padroeira pela prefeitura (mostrando uma cultura de propaganda). Durante todo o ano isso não é incentivado.

Por falar em tradição e cultura a Barra tem a fama de ser terra dos Coqueiros, antes da especulação imobiliária, a Barra era um grande produtor da monocultura do coco-da-baia, fruto do coqueiro, foi o que deu o nome a cidade de Barra dos Coqueiros.

Catadoras de Mangaba


A especulação imobiliária também está acabando com outro fruto que promove a cultura e a tradição das catadoras de mangaba. A mangaba, fruto da mangabeira, planta nativa do Brasil, tipica do bioma da Caatinga, encontrada em fisionomias do Cerrado e abundante em todos os tabuleiros e nas baixadas litorâneas da região Nordeste, onde se obtém a quase totalidade dos frutos colhidos no país; os estados da Paraíba, Bahia e Sergipe. Sergipe é o maior produtor de mangaba do pais, e o município de Barra dos Coqueiros o maior produtor do estado e do Brasil. As catadoras de mangabas são as responsáveis pela colheita desse fruto e pelo beneficiamento. Para quem não sabe, as catadoras são protegida por lei estadual.

"O GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE: Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado aprovou e que eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º. O Estado de Sergipe reconhece as catadoras de mangaba como grupo culturalmente
diferenciado, que devem ser protegidas segundo as suas formas próprias de organização social, seus territórios e recursos naturais, indispensáveis para a garantia de sua reprodução física, cultural, social, religiosa e econômica.
Parágrafo único. O auto-reconhecimento como catadoras de mangaba é o critério fundamental para a efetivação do estabelecido pelo caput.
Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Aracaju, 16 de dezembro de 2010; 189º da Independência e 122º da República."LEI Nº 7.082

Apesar de serem protegias por lei, são negligenciadas pela poder público municipal que só prometem e nada mais. Me lembro de uma promessa feita pelo secretário da turismo da Barra dos Coqueiros no fecebook (isso foi no inicio de 2013), ele prometeu que iria colocar um placa na entrada de acesso de barro na estrada de mais ou menos um quilômetro até a associação das catadoras de Barra dos Coqueiros (diz ele que só estava esperando a burocracia da licitação para ser feita a placa).

"Já conversei e sempre estou inserindo esse grupo, nas atividades, divulgando e dando apoio. A placa que eu prometi está em andamento, Infelizmente demora um pouco, são um pouco mais de 45 dias a licitação da publicidade, Creio que em junho já esteja resolvido, e as placas, folders e etc. Esse material começo a ser confeccionado e entregue!"Comenta no dia 06 de maio de 2013 o Secretario Tinho Martins Adailton em Rede Social

Hoje, depois de quase um ano após a promessa, elas não tem a placa e a estrada foi feita somente 50 metros (e já está concluída, segundo a prefeitura). Mas o CARANGUEJO COZIDO, esse não sei se teve licitação, bom, mas enfim ele está lá feito com placa e tudo!

A mangaba também está sendo usada na alimentação escolar, servindo como alimento para muitos estudantes da rede pública de alguns municípios de Sergipe na forma de bolinho e biscoitos a Barra é responsável pela produção de 3.400 bolinho de mangaba  por mês.

"Agora são três municípios do Estado de Sergipe contemplados com os alimentos da Mangaba na Merenda Escolar. Nesta semana foi aprovado pela Secretaria de Educação do município de Indiaroba a contratação dos alimentos das Mulheres Extrativistas destinados à Alimentação Escolar." Infonet

Vou mostrar o acesso e a estrada para a associação que fica no povoado Capuã, mostrar também e os produtos que elas produzem.



Entrada de acesso a Cooperativa das Catadoras de Mangaba de Barra dos Coqueiros. Rod. SE 100 
Foto tirada em 27 de fevereiro de 2014

Como podem ver na foto acima, não há nada indicando que ai é a entrada de acesso a unidade de produção das Catadoras.


Estrada de acesso a cooperativa das Catadoras de Mangaba 
Foto tirada em 27 de fevereiro de 2014
A estrada acima tá bonitinha e tudo mais, mas ela não foi terminada e os moradores da localidade já perderam a esperança quanto ao termino. Veja na foto abaixo o fim da estrada.


Estrada de acesso a cooperativa das Catadoras de Mangaba 
Foto tirada em 27 de fevereiro de 2014


Após 50 metro a estrada continua, mas é feita de areia e de casta de coco, veja na foto abaixo.



Estrada de acesso a cooperativa das Catadoras de Mangaba 
Foto tirada em 27 de fevereiro de 2014

Chegando lá na cooperativa o turista encontrará senhoras super atenciosas, educadas e com muitas histórias sobre a cultura da mangaba para contar. O turista sairá deslumbrado com o tanto de guloseimas que é feito com a mangaba e outros frutos da restinga, além é claro, da possibilidade de levar como lembrança produtos tradicionais de Barra dos Coqueiros e de Sergipe.



Placa fixada na entrada da casa usada pela cooperativa
foto tirada em  março de 2013


Compota e licor de Mangaba feito na cooperativa
Foto tirada em março de 2013


Compota de murici feito pela cooperativa
Foto tirada em  março de 2013 

Não precisa muito esforço para desenvolver e atrair turistas para conhecer a cooperativa, não sei porque a prefeitura ainda não colocou uma simples placa no local.

Em maio de 2013 levei e apresentei o grupo Aracaju Pedal Livre, do qual sou um dos monitores, para a cooperativa das catadoras de mangaba, eles gostaram do que encontraram, todos desconheciam a existência das catadoras de mangaba na Barra dos Coqueiros, até mesmo um morador que circulava pela rodovia SE-100 há anos não sabia da existência delas.


"A muitos anos , aproximadamente uns 10, que trafego por esta estrada, e somente a pouco mais de 15 dias através do Rafael Barbosa é que tive conhecimento desta cooperativa. Nem uma minuscula placa indicativa existe...." Comenta Francisco Guanabara em uma rede social

Escreve Aline Medeiros em um grupo do facebook que trata sobre a Barra dos Coqueiros

"Domingo, 05 de maio de 2013, os ciclistas do grupo Aracaju Pedal Livre visitaram a cooperativa das Catadoras de Mangaba da Barra dos Coqueiros, localizada no povoado Capuã. Conhecemos as histórias e a luta dessa mulheres que vivem do cultivo da mangaba e frutos da restinga. São merecedoras de reconhecimento da administração pública deste município, pois muitos passam pela rodovia, mas como não há nenhuma placa indicativa, o local passa despercebido por estar locado adentro da vegetação. São moradoras que residem em Barra dos Coqueiros, nativas e vivem do que a terra esta oferece. Com a especulação imobiliária, o fruto pode não existir mais no município e essa cooperativa pode acabar. Cadê o incentivo às coisas que são daqui?"

   
Ciclistas arrumando as bicicletas
Foto tirada em maio de 2013


Ciclistas conhecendo os produtos feito na cooperativa
Foto tirada em maio de 2013


Foto com as catadoras de mangaba pra lembra desse momento

Quero com esse poster cobrar uma posição da prefeitura perante ao descaso com as catadoras, que a muito tempo estão ai vivendo de promessas, e só não caem no esquecimentos porque a comunidade acadêmica está sempre levanto tema em monografias, teses de mestrado e doutorado. Também quero cobrar uma posição da administração com o descaso do manguezal de Atalaia Nova.

O problema da prefeitura de Barra dos Coqueiros é igual ao da maioria das cidades brasileiras, de muitos estados e o do próprio país. Aqui se valoriza as festas (PÃO E CIRCO), medidas paliativas são tomadas para se revolver problemas eternos, que continua servindo como palanque para todas as eleições. Muda ano, mais os problemas estão ai para serem mais uma vez prometidas soluções.

A cultura só é lembrada para mostrar ao turista de outra cultura, que aqui também existe, mais a mesma não devidamente valorizada. O Brasil só é cultural e bonito no Globo Repórter e em outros programas de outras tvs com o mesmo gênero. A miséria é só mais um problema cultural e pra aliviar esse problema as Tvs fazem questão de mostrar como a África é pior e nossos problemas são menores do que os deles.

E assim  continuamos sempre a esperar um salvador para nosso problemas.

Dúvidas, reclamações e sugestões comentem ou mandem e-mail. 

Consequência da construção da obra do Bairro 13 de Julho.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário